Os lotes representam no app grupos de animais contemporâneos ou que tenham as mesmas características ou finalidade. Separar os animais em lotes permite avaliar a performance dos animais comparando estes com os demais membros do próprio lote e com animais de lotes similares, que estejam preferencialmente no mesmo piquete. Enquanto um piquete representa a localização física, um lote representa um agrupamento de animais. Exemplo: novilhas nascidas em 2020, novilhos comprados da propriedade A. Assim, um piquete pode conter um ou mais lotes, que contém um ou mais animais.
Conceitualmente no app um animal pertence a um lote que está localizado em um piquete. Movimentando um lote de um piquete para outro, automaticamente todos os animais do lote são movimentados entre os piquetes. As movimentações também podem ocorrer movimentando os animais entre lotes. Exemplo: terneiros, ao nascer, são incluídos no mesmo lote de suas mães e, na desmama, estes terneiros podem ser transferidos para lotes de machos e fêmeas nascidos em determinado ano.
Para registrar a localização dos animais, o app exige que no mínimo um lote seja criado para cada piquete. Opcionalmente mais lotes podem ser criados para melhor classificar os animais, gerando informações de melhor qualidade para tomada de decisões.
Cadastro Lote:
Ao abrir a tela de lotes, será apresentado uma listagem com todos os lotes cadastrados no app, indicando o tipo de lote (finalidade) e a quantidade de animais do lote.
Clicando sobre o card de um lote a tela de manutenção será aberta para alteração dos dados do lote ou clicando sobre o ícone Adicionar (+) será aberto um novo cadastro de lote.
Para cadastrar um lote novo deve-se informar:
- Lote: Nome do lote (obrigatório)
- Tipo de Lote: Classificação que indica a finalidade dos animais do lote (obrigatório). Obs.: Classificação pode ser alterada conforme a época do ano e estágio dos animais;
- Grupo de Manejo: Grupo geral de animais;
- GR – IATF: Grupo de Reprodução por inseminação artificial em tempo fixo;
- GR – Monta Controlada: Grupo de Reprodução onde a monta é controlada / acompanhada;
- GR – Monta Campo RU: Grupo de Reprodução a campo reprodutor único no piquete;
- GR – Monta Campo RM: Grupo de Reprodução a campo múltiplos reprodutores no piquete;
- Promebo GC: Grupo de controle Promebo;
- Engorda: Grupo de animais destinados a engorda;
- Venda Matriz: Grupo de animais em preparo para venda como matrizes;
- Venda Reprodutor: Grupo de animais em preparo para venda como reprodutores;
- Venda Abate: Grupo de animais para abate, vacas de descarte, etc…;
- Recria: Grupo de animais de cria / recria. Sugere-se que vacas em gestação ou com cria sejam mantidas neste tipo de lote.
- Custo do Terneiro ao Nascer (R$): CTN – Valor de custo atribuído a um terneiro ao nascer. Quando o tipo de lote for recria este campo será disponibilizado, possibilitando a atribuição de um valor, que será atribuído aos terneiros nascidos das vacas que estejam no lote no momento do registro do nascimento.
- Código Externo: Codificação utilizada na exportação de relatórios, para permitir que as informações coletadas no app se integrem facilmente a outro ERP utilizado na propriedade.
- Obs.: Observações utilizadas para apontamentos relevantes sobre características e condições do lote.
- Qtd. de Animais: Quantidade de animais no lote, valor calculado automaticamente conforme é informado na ficha do animal.
- Ativo: Indica se o lote está em utilização ou desativado para recebimento de animais. Um lote desativado não pode receber novos animais, porém, enquanto existirem animais neste lote, ele aparecerá nas consultas e relatórios.
Relatório Lotes
O relatório de lotes permite visualizar todos os lotes ativos ou que contenham animais, apresentando um pequeno resumo sobre a lotação.
Informações do card lote:
Nome do lote
Tipo de lote
Piquete em que o lote se encontra
Quantidade de animais
Peso (Kg) total dos animais do lote
Peso (Kg) médio dos animais do lote
Obs.: Ao clicar no card de um lote será aberto o relatório de registro de bovinos, com os animais que fazem parte do lote.
Deixe um comentário