HSCampo – Dosagem de Medicamento e Carência para Abate

postado em: HSCampo, Versão 2.2.10 | 0

Para auxiliar nas atividades de manejo sanitário do rebanho, agora o app conta com cálculo de dosagem de medicamento e gestão de período de carência para abate.

Cadastro de Medicamentos e Procedimentos

Para utilizar as funcionalidades de dosagem de medicamento e gestão de período de carência para abate, acesse o cadastro de medicamentos e no card “Informações p/ cálculo de dosagem (ml/Kg)” preencha as informações:

  • Dose Medic. (ml): indica quantos ml de medicamento devem ser administrados para determinada quantidade de Kg (peso). Medida mais comum encontrada na bula dos medicamentos 1 ml.
  • Peso/Dose (Kg): indica para quantos Kg a dose do medicamento indicada no campo “dose Medic. (ml)” é recomendada. No exemplo acima é indicado 1 ml a cada 50 Kg de peso.
  • Carência em dias para abate: indica o prazo em dias que se deve aguardar entre a aplicação do medicamento e o abate.

* Nas funcionalidades do app a dosagem será expressa no seguinte formado (D/P) Cd onde D representa a dose, P o peso e d número de dias, ex.: (1/50) C35 1 ml a cada 50 Kg com 35 dias de carência para abate.

OBSERVAÇÕES:

  1. Consulte um veterinário para obter as informações corretas sobre dosagem e carência dos medicamentos.
  2. Quando a dosagem indicada não for por peso (Kg), dosagem por estágio de vida, animal jovem, animal adulto, … , informe a dose no campo “Dose Medic. (ml)” e zero (0) no campo “Peso/Dose (Kg)“.
  3. O processo de cálculo de dosagem atende a maior parte dos medicamentos, porém alguns medicamentos seguem regras específicas não suportadas pelo app.
  4. Para utilização desta funcionalidade é aconselhável que se utilize uma balança (de preferência digital) instalada no tronco de contenção.

Manejo Sanitário por Animal

No manejo sanitário por animal, ao utilizar um medicamento que possua cadastro de dosagem por peso, se for informado o peso do animal o app irá realizar o cálculo de dosagem e informar a dose adequada a ser administrada. Caso o medicamento possua dosagem por estágio de vida, será apresentada a dose informada no cadastro do medicamento.

Obs.: Caso necessário, o valor da dose pode ser corrigido substituindo o valor calculado por um valor informado.

Havendo carência informada no medicamento, a data de fim de carência será calculada e registrada na ficha do animal.

Manejo Sanitário por Lote

No manejo sanitário por lote ao utilizar um medicamento que possua cadastro de dosagem, a dose informada será zero (0) indicando que o cálculo será realizado por animal de acordo com o peso. Caso seja necessário indicar uma dose única para todos os animais, basta substituir o valor da dose (zero) pela dose a ser administrada.

Ao informar o brinco do animal e peso o app irá calcular a dose a ser administrada, apresentando a dose indicada acompanhada de informações de pesagem. GP – Ganho de Peso entre a pesagem anterior e a atual. GMD – Ganho Médio Dia, calcula a média de peso ganho por dia entre a pesagem anterior e a atual.

Havendo carência informada no medicamento, a data de fim de carência será calculada e registrada na ficha do animal.

Relatório Manejo Sanitário

Para consultar os manejos sanitários realizados, acesse “Relatórios” -> “Rel. Manejo Sanitário”. Na primeira tela será apresentado uma lista com todos os manejos realizados em ordem cronológica, do evento mais recente para o mais antigo.

Ao clicar sobre um card de manejo, será aberta a ficha de registro do evento apresentando o brinco do animal, as informações do evento, os medicamentos administrados com suas doses e os procedimentos realizados. Caso o manejo tenha originado uma data de carência que ainda não tenha expirado está será apresentada com destaque em vermelho.

Clicando sobre os ícones à direita do nome do relatório, é possível exportar os dados dos manejos para um arquivos XML, que pode ser aberto no Excel.

Relatório Carência Abate

Para consultar todos os animais que estão no período de carência para abate, acesse “Relatórios” -> “Rel. Carência Abate”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *